Saiba quais são os setores que estão a recrutar candidatos para trabalhar na Suécia. Oportunidade de recrutamento para trabalhar no estrangeiro.
Depois de publicarmos as necessidades de recrutamento da Dinamarca, Bélgica, França e Alemanha, junta-se mais um país à lista dos países que necessita de bastantes profissionais para diferentes setores de atividade. A Suécia está à procura de candidatos para trabalhar nos setores elétrico e de mecânica, sendo que a maior parte dessas vagas de emprego são paga engenheiros com experiência profissional. A conselheira do EURES da Suécia, Gisela Sarri, disse falou sobre as condições de trabalho e vida neste país.
Ofertas de Empregos na Suécia
Segundo explicou Gisela Sarri, os engenheiros interessados não precisam de possuir experiência senior, mas têm de ter experiência profissional entre dois a cinco anos, tendo oportunidade de tirar mais formação na empresa. O salário médio é de 2.600, antes de impostos (valor de 2009). Os impostos são cerca de 30%, pelo que o salário líquido fica nos 1.800 euros. No caso de um engenheiro com 10 anos ou mais de experiência, o salário sobe para os 3.700 euros.
Algumas das empresas suecas interessadas em contratar engenheiros são a Clavister AB, Jacobs e Semcom.
Condições de trabalho e vida na Suécia
Na Suécia a taxa de desemprego é de 7% e trabalha-se 40 horas por semana. Este é um país com temperaturas baixas, em que as noites são claras no verão e escuras no inverno.
Para fazer candidatura para as ofertas de emprego disponíveis deve enviar uma candidatura simples e adaptada aos requisitos exigidos pelo emprego, com uma carta de apresentação e curriculum vitae. Também pode fazer candidatura espontânea, caso não a empresa em questão não tenha bolsa de empregos.