Tudo sobre trabalhar no estrangeiro. Se você decidiu aventurar-se e trabalhar no estrangeiro mas não sabe por onde começar, então vamos indicar aqui tudo o que vai necessitar para poder trabalhar no estrangeiro.
Perante o estado actual do mercado de trabalho em Portugal, muita gente está a decidir trabalhar no estrangeiro. Se esse é o seu caso, então deverá continuar a ler o nosso artigo para conhecer melhor alguns conselhos e sugestões para poder trabalhar noutro país.
A primeira coisa que você deve de ter bem claro é o país para onde quer ir trabalhar. Você deve escolher o país segundo um conjunto de variáveis:
- Qual é seu conhecimento do idioma?
- Qual é a disponibilidade de emprego no sector onde quer trabalhar?
- Quais são os custos associados com esta nova experiência (casa, transporte e alimentação)?
- Qual é o salário médio pago no cargo onde pretende trabalhar?
Uma vez respondidas todas as perguntas, é altura de começar a procurar por ofertas de emprego no país para onde quer ir trabalhar. Existem vários portais de procura de emprego online em vários países, dos quais destacamos o Monster, o CareerBuilder, o portal europeu de mobilidade e agências de emprego temporário. Além disso, também sugerimos que se inscreva no Instituto de Emprego da sua área de residência.
Enquanto que a documentação necessária para trabalhar fora de Portugal dependa de acordos bilaterais entre países ou se esse país faz parte da União Europeia. Em qualquer caso, o primeiro que deves fazer é criar um CV no idioma do país de origem, ainda assim não é de mais também criar um CV em inglês.
Depois, se o país escolhido para trabalhar ficar dentro da UE, basta que você possua o Cartão de Cidadão e Cartão de Saúde Europeu. Se a sua estadia no país for superior a três meses, sugerimos que se inscreva no instituto de segurança social desse país.
Por outro lado, caso tenha escolhido um país extra-comunitário mas com um convénio bilateral, então vai necessitar de um passaporte e de mais alguns documentos. Consulte o Centro de Emprego da sua área de residência e pergunte por mais informações.
Finalmente, se escolher um país extra-comunitário mas sem acordo bilateral com Portugal, então vai necessitar de passaporte, contratar um seguro privado de saúde e informar-se no Centro de Emprego local e Segurança Social.
Se já trabalhou no estrangeiro, partilhe connosco a sua experiência. Só assim poderemos ajudar melhor os nossos leitores. Tem alguma sobre trabalhar no estrangeiro?